RIBEIRÃO CASCALHEIRA
Operação Brasa Fria combate crimes ambientais e apreende carvão e gás em Ribeirão Cascalheira.
Durante a ação, aproximadamente 400 sacos de carvão vegetal foram apreendidos por estarem sendo comercializados sem a devida licença ambiental.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Ribeirão Cascalheira, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina, deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Brasa Fria, com foco no combate a crimes ambientais e ao armazenamento irregular de produtos inflamáveis.
Durante a ação, aproximadamente 400 sacos de carvão vegetal foram apreendidos por estarem sendo comercializados sem a devida licença ambiental. Cinco pessoas foram autuadas e responderão a Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) com base no artigo 46, parágrafo único, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que tipifica como crime a aquisição, venda, transporte ou armazenamento de produtos de origem vegetal sem autorização legal.
Além disso, a operação também resultou na apreensão de 49 botijões de gás de cozinha, que estavam sendo comercializados e armazenados de forma irregular, representando risco à segurança da população. Foram lavrados cinco TCOs referentes ao crime ambiental e quatro inquéritos instaurados por portaria, com base no artigo 1º da Lei 8.176/91, que criminaliza a aquisição, distribuição e revenda de derivados de petróleo, gás natural e combustíveis em desacordo com as normas legais.
O delegado titular Diogo Jobane Neto, coordenador da operação, destacou a importância da ação integrada entre as forças de segurança pública.
> “Nosso objetivo é combater a exploração ilegal de recursos naturais e garantir a segurança da população”, afirmou.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos nos crimes. O material apreendido será destinado às autoridades competentes para as providências cabíveis.
