CONFRESA
Dois anos da tentativa frustrada de assalto a empresa de valores em Confresa.
Pela primeira vez no Brasil, uma ação deste porte foi registrada contra o novo cangaço.

Por ILARIO TAVARES
FONTE arguaiaxingunews
Hoje dia 9 de abril, completa dois anos da tentativa frustrada de assalto a uma casa de valores em Confresa (MT), que mobilizou uma das maiores operações policiais da história recente da região.
O fato ocorreu na tarde de um domingo de Páscoa, em 2023, quando um grupo fortemente armado tentou colocar em prática um assalto no estilo “novo cangaço”. A ação foi interceptada por forças de segurança, resultando em uma intensa troca de tiros na fazenda Jan, zona rural do município Pium TO.
Ao todo, 18 criminosos morreram no confronto, e outro foi morto em ação no estado do Pará. Cinco integrantes do bando foram capturados, condenados e seguem presos, entre eles o responsável pela logística do grupo, preso posteriormente em Araguaína (TO).
A operação contou com a participação de mais de 300 homens das forças policiais dos estados do Tocantins, Pará, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A ação foi batizada de Operação Canguçu, e teve destaque nacional pela estrutura e poderio bélico dos criminosos, que contavam com armamento pesado, coletes e veículos preparados para o ataque.
O episódio marcou a história de Confresa e reforçou o papel fundamental da integração entre forças de segurança no combate ao crime organizado.
Pela primeira vez no Brasil, uma ação deste porte foi registrada contra o novo cangaço.
A Operação Canguçu entrou para os registros nacionais como uma resposta firme e histórica das forças de segurança pública contra o crime organizado.