CUIABA
BALANÇO POSITIVO DAS AÇÕES DA DIRETORIA DE ATIVIDADES ESPECIAIS NO 1º SEMESTRE.
Planejamento estratégico e trabalho integrado garantem avanços no combate ao crime organizado em Mato Grosso. Unidades especializadas da Polícia Civil reforçam atuação com investigações de alto nível e ações coordenadas.

Araguaia Xingu News | Por Ilário Tavares
A Diretoria de Atividades Especiais (DAE) da Polícia Civil apresentou um balanço positivo das ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2025. De acordo com o diretor da unidade, Cláudio Alvares Sant’Ana, os resultados são fruto da união de esforços entre a gestão, os delegados titulares e suas equipes técnicas.
“O que impulsionou nosso desempenho foram as análises criteriosas dos índices anteriores. A partir disso, traçamos um planejamento estratégico com foco no aperfeiçoamento das atividades realizadas pelas unidades da DAE”, destacou o diretor.


A DAE atua como uma unidade de execução programática, com a responsabilidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar ações específicas no enfrentamento ao crime organizado e à criminalidade especializada no estado.


Entre os principais braços operacionais da diretoria estão:
GCCO – Gerência de Combate ao Crime Organizado
Polinter e Capturas
DECCOR – Delegacia Especializada de Combate à Corrupção
Crimes Fazendários e Recuperação de Ativos
DEMA – Delegacia do Meio Ambiente
DENARC – Repressão a Narcóticos
DRCI – Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos
DRACO – Delegacia de Repressão ao Crime Organizado
Essas unidades têm atuado em investigações estratégicas e operações de grande impacto, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública e o enfrentamento qualificado ao crime em suas diferentes modalidades.
O diretor ressaltou que os avanços são contínuos e que o segundo semestre seguirá com reforço nas ações integradas e com foco no combate ao crime de forma inteligente e articulada.