Brasília

Brasília

Brasília
Publicado em 10/05/2025 às 13:02

STF manda arquivar ação que envolvia lobista de MT e ministro

Por Ilário Tavares – Araguaia Xingu News

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de investigações que envolviam o nome do também ministro Nunes Marques em uma suposta relação com o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, preso na Operação Sisamnes. A decisão foi tomada em março deste ano, com base em parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não viu elementos suficientes para a continuidade da apuração.

A Polícia Federal (PF), responsável pelas diligências, não encontrou qualquer prova de contato entre Nunes Marques e o lobista. Nem nos registros do aparelho celular de Andreson, nem junto à operadora telefônica, foram localizados indícios de ligação entre os dois.

Cristiano Zanin é o relator dos processos que investigam um suposto esquema de venda de decisões judiciais que envolveria membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de outros tribunais do país. O caso segue sob atenção das autoridades, mas a eventual ligação com o ministro do STF foi descartada.

A Operação Sisamnes investiga crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional. Segundo as apurações da PF, Andreson Gonçalves seria peça-chave em um esquema de venda de influência e negociações de decisões judiciais antecipadas, especialmente no STJ. A operação também atingiu assessores e chefes de gabinete de ministros do tribunal.

O arquivamento determinado por Zanin não encerra a Operação Sisamnes, que continua apurando os demais desdobramentos do esquema e suas ramificações dentro do Judiciário.

LEIA MAIS

STF manda investigar juiz de MT que deu dieta especial a lobista preso

Celular de lobista de MT coloca gabinete de mais um ministro do STF na ‘mira’ da PF