CONFRESA
CONFRESA

Polícia Civil apreende caminhão carregado com Pau Brasil em Confresa
Por Ilário Tavares
Fonte: Araguaia Xingu News
A Polícia Civil de Confresa, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), deflagrou na noite desta segunda-feira (28) a Operação Descobrimento, com o objetivo de coibir a extração e transporte ilegal de madeira nativa da espécie Pau Brasil.


O nome da operação faz alusão ao período do descobrimento do Brasil, quando os portugueses exploraram intensamente o Pau Brasil, abundante no litoral brasileiro e considerado símbolo histórico de nossa flora
Por volta das 20h40, durante diligências na estrada do P.A. Xavante, zona rural de Confresa, os investigadores abordaram um caminhão Mercedes Benz 1511, de cor azul. Ao verificar a carroceria do veículo, a equipe constatou que o mesmo estava carregado com aproximadamente 300 lascas de Pau Brasil.


Em entrevista com o condutor, o mesmo afirmou ter carregado a madeira em uma propriedade rural e que o transporte estava sendo coordenado por um indivíduo conhecido apenas como Lucas. O destino da carga seria uma propriedade no município de Santa Terezinha/MT
Diante das evidências, o caminhão e a carga foram apreendidos e o suspeito conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Já na manhã do dia 29/04, a equipe retornou ao local apontado como ponto de extração e constatou que havia diversas lascas cortadas e empilhadas, prontas para transporte. Também foram encontrados no local uma motocicleta abandonada e utensílios usados na extração da madeira, como galões de óleo e combustível.


O local já é conhecido pelas autoridades policiais como ponto recorrente de extração ilegal de madeira.
As investigações seguem em andamento e a Polícia Civil não descarta novos desdobramentos e a identificação de outros envolvidos no esquema ilegal de exploração de madeira nativa, crime que ameaça a biodiversidade da região.