CUIABA
FUGA DE PRESÍDIO EM MT: OPERAÇÃO SHADOW DESARTICULA ESQUEMA COM ENVOLVIMENTO DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Por Ilário Tavares | Fonte: Araguaia Xingu News
Dois detentos considerados de alta periculosidade fugiram recentemente de uma penitenciária no sul de Mato Grosso, gerando grande mobilização das forças de segurança. Entre os fugitivos está G.R.S., conhecido como “Vovozona”, apontado como liderança do crime organizado na região. O outro foragido é T.A.F.O., condenado por homicídio em Chapada dos Guimarães e que já havia tentado fugir dias antes.
As investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Organizados (Draco) revelaram um plano meticulosamente arquitetado, com o envolvimento de pessoas tanto internas quanto externas à unidade prisional. Entre os investigados estão um policial penal, que conduziu os reeducandos em uma caminhonete F-250 oficial do Sistema Penitenciário, e o então diretor da penitenciária, que autorizou a saída dos detentos.
De acordo com o delegado titular da Draco, Rodrigo Azem Buchdid, a operação conseguiu identificar toda a estrutura do grupo criminoso responsável por facilitar a fuga.
> “A operação tem o objetivo de desarticular o grupo criminoso que atuou de forma muito bem articulada, montando um plano estratégico, que contou com apoio de servidores para que houvesse essa facilitação da fuga”, afirmou o delegado.
A ação foi batizada de Operação Shadow — palavra inglesa que significa “sombra”, fazendo alusão aos rastros deixados pelos fugitivos. A operação integra o programa Tolerância Zero contra facções criminosas, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, e faz parte da Operação Inter Partes, com apoio da Rede Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).As investigações continuam, com o objetivo de capturar os foragidos e responsabilizar todos os envolvidos no esquema criminoso.



