VILA RICA
Projeto “Reconstruindo Sonhos” é implementado na Cadeia Pública de Vila Rica.

Fonte: MP/MT | Araguaia Xingu News – Ilário Tavares
Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Foi lançado nesta quinta-feira (8) o projeto “Reconstruindo Sonhos” na Cadeia Pública de Vila Rica, com o objetivo de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, reforçar valores humanos e oferecer oportunidades concretas de reinserção social.
A primeira turma do projeto beneficiará 20 reeducandos, que participarão de encontros semanais abordando temas como espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho e perspectiva de futuro. Como parte da proposta, será oferecido um curso de qualificação profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), alinhado ao perfil da unidade prisional e às necessidades locais.
O promotor de Justiça Brício Britzke, idealizador do projeto em Vila Rica, destacou o papel do Ministério Público na transformação social.
“Mais do que oferecer cursos ou capacitação, ele tem como essência a possibilidade de ressignificar histórias de vida e construir um novo futuro para aqueles que estão privados de liberdade”, declarou.
Atualmente, Britzke atua na 2ª Promotoria Cível de Porto Alegre do Norte.
O evento de lançamento reuniu autoridades e representantes de instituições parceiras, entre eles: Promotores de Justiça Brício Britzke e Giedra Dalila Meneses Brito Martins Diretor da Cadeia Pública, Rivelino Pereira de Jesus Prefeito João Salomão Pimenta e vice-prefeito Júlio Borges Padre Fernando Francisco Góes.
Representantes da OAB, Polícia Militar, Conselho de Segurança Pública, Congregação Cristã no Brasil e Pastoral Carcerária da Prelazia de São Félix do Araguaia.
O Projeto Reconstruindo Sonhos conta com o apoio de diversas instituições, incluindo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública, Sesp, Seciteci, Senar-MT, Fundação Nova Chance (Funac), Instituto Ação Pela Paz, OAB-MT e Senai.
A iniciativa representa um passo significativo na busca por um sistema prisional mais humano, com foco na dignidade, na qualificação e na reconstrução da cidadania.