CONFRESA

PROJETO SOCIAL DE ESPIGÃO DO LESTE CONQUISTA MEDALHAS NO BRASILEIRÃO DE KARATÊ E PEDE APOIO PARA LEVAR 25 ATLETAS À FINAL EM FORTALEZA E 4 AO PAN-AMERICANO EM NATAL.

Mesmo com poucos recursos, equipe trouxe 5 medalhas do Rio de Janeiro. Agora, 29 atletas estão classificados para novos desafios nacionais e internacionais.

PROJETO SOCIAL DE ESPIGÃO DO LESTE CONQUISTA MEDALHAS NO BRASILEIRÃO DE KARATÊ E PEDE APOIO PARA LEVAR 25 ATLETAS À FINAL EM FORTALEZA E 4 AO PAN-AMERICANO EM NATAL.
Publicado em 20/07/2025 às 14:34

Araguaia Xingu News – Por Ilário Tavares

Espigão do Leste (MT)

O Projeto Social de Karatê de Espigão do Leste voltou a ser destaque no cenário nacional. Mesmo enfrentando a falta de patrocínio e apoio financeiro, a equipe participou do Campeonato Brasileiro de Karatê no Rio de Janeiro e trouxe para casa um resultado impressionante: 5 medalhas, sendo 3 de ouro e 2 de bronze.

Atletas medalhistas:

01 Eva Oliveira – 1 Ouro (Kumite) e 1 Bronze (Kata)

02 Categoria Sênior (18 a 20 anos), faixas verde e roxa.

03 Luan Soares – 1 Ouro (Kumite)

04 Categoria Cadete (14 a 15 anos), faixas vermelha e laranja.

05 Alejandro Oliveira – 1 Ouro (Kumite)

Categoria Júnior (16 a 17 anos), faixas marrom e preta.

Rhayla Hartmann – 1 Bronze (Kumite)

Categoria Cadete (14 a 15 anos), faixas verde e roxa.

Apesar da grande quantidade de atletas preparados, a falta de patrocínio impediu que mais competidores viajassem. Segundo o Sensei Edimar, mais atletas estavam aptos a participar, mas a equipe só conseguiu levar 5 ao Rio de Janeiro devido à limitação financeira.

Agora, o desafio é ainda maior

O projeto, que atende mais de 150 jovens e crianças de forma voluntária, conta hoje com:

25 atletas classificados para a fase final do Campeonato Brasileiro, que será realizada em Fortaleza (CE)

4 atletas classificados para o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá em Natal (RN)

Essas classificações representam não só talento, mas esforço, disciplina e o impacto social de um trabalho feito com amor e fé, mesmo sem apoio governamental ou empresarial constante.

> “Esses atletas venceram na vida antes mesmo de entrar no tatame. Eles representam a superação de uma comunidade que acredita no poder transformador do esporte. Agora, precisam de apoio para continuar sonhando”, destaca o Sensei Edimar.

Oportunidade de parceria e patrocínio

A equipe está em campanha para captar recursos, com o objetivo de viabilizar passagens, hospedagens, alimentação e inscrições para essas próximas competições.

Empresas, autoridades, comerciantes e pessoas que queiram apoiar o esporte de base e investir no futuro desses jovens podem entrar em contato com o projeto.

Jornalismo com propósito, dando voz aos guerreiros do Araguaia.